domingo, 21 de novembro de 2010

Novo Uno

O Novo Uno chegou às concessionárias Fiat. O chamado "projeto 327" começou em 2007 e contou com a participação de uma intensa pesquisa que perguntou ao público apaixonado pelo assunto o que eles gostariam ver no novo carro.


Carroceria
O conceito que orientou o desenho do novo Uno é o “Round Square”, ou seja, quadrado arredondado. Este conceito está em vários elementos do carro, a começar dos faróis, dos três quadradinhos na parte frontal e até no logo "UNO".

O carro está maior em relação ao antigo. Comprimento, altura e largura estão respectivamente com 377, 149 e 164 cm. O modelo anterior tinha, na mesma ordem, 369, 145 e 155 cm. A distância entre eixos cresceu um centímetro e a distância entre as rodas dianteiras e entre as rodas traseiras também aumentou consideravelmente.

Personalização inédita
A Fiat oferece uma inédita forma de personalização para o novo Uno. Na verdade não é uma, mas várias opções de personalização com opcionais e acessórios ao gosto do cliente: adesivos na carroceria, apliques no painel e padronagens de tecidos diferentes.

São seis kits de personalização vindos de fábrica: Kits Square e Smile para a versão Vivace; Kits Jeans e Sunny para a versão Attractive; e Kits Tribal e Steel para as versões Way. Se você não personalizar seu novo Uno de fábrica, poderá escolher entre os três kits exclusivos disponíveis nas concessionárias: “www”, Arabesco e Podium. Os conteúdos desses kits e dos kits de fábrica também podem ser comprados separadamente.

O comprador do novo Uno terá 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas. A Amarelo Citrus e Azul Splash exclusivas das versões Vivace e Attractive, e a Verde Box para as versões Way.

Versões e preços
O novo Fiat Uno está sendo comercializado em quatro versões de acabamento e todas com quatro portas: Uno Vivace 1.0 Evo Flex (a partir de R$27.350), Uno Way 1.0 Evo Flex (a partir de R$28.490), Uno Attractive 1.4 Evo Flex (a partir de R$31.080) e Uno Way 1.4 Evo Flex (a partir de R$31.870).

Os novos motores Fire 1.0 Evo Flex (de 73/75 cv) e o Fire 1.4 Evo Flex (de 85/88 cv) fazem sua estréia no novo carro. As versões com duas portas chegam em julho.

Equipamentos de série
A versão Vivace 1.0 vem de série com para-choque sem pintura (com pintura, opcional), tomada 12V, brake-light, pneus 165/70 R13, porta-luvas com tampa (em todas as versões) e o indicador de consumo instantâneo Econômetro (exclusivo dessa versão). A versão Way 1.0 se diferencia da Vivace pelos pneus 175/70 R14, rack de teto, conta-giros e porta-luvas iluminado.

A versão Attractive 1.4 possui tomada 12V, brake-light, conta-giros e porta-luvas iluminado, para-choques pintados, pneus 175/65 R14, console de teto, comando interno para retrovisores, porta-malas e tanque, e volante com regulagem de altura. A versão Way 1.4 tem tudo da Attractive mais para-choque sem pintura, pneus 175/65 R14 de uso misto, rack de teto. Lanternas traseiras fumê.

Para-brisa térmico
Direção hidráulica, ar-condicionado, rádio CD / MP3 player, com ou sem Bluetooth, viva-voz e entrada USB, travas e vidros dianteiros elétricos, o kit HSD (airbags frontais + ABS) são oferecidos como opcionais. Está sendo oferecido para os modelos sem ar-condicionado o inédito para-brisa térmico que tem função de desembaçamento. Ele leva até três minutos para desembaçar por completo e desativa-se automaticamente.

Interior
O interior do Uno é totalmente outro. O habitáculo está agora totalmente revestido, sem chapa aparente, diferente do modelo anterior. 18% dos componentes mecânicos são do Palio e os 82% restantes são exclusivos do novo Uno. O painel tem nova textura formada por quadradinhos minúsculos e o centro recebeu um aplique que oferece cores e gráficos diferentes. O quadro de instrumentos está iluminado por LEDs brancos, parecido com o do Fiat 500.

Cada versão do novo Fiat Uno tem seu revestimento próprio nos bancos que pode ser de malha, tear, veludo ou uma combinação deles. As laterais dos bancos estão mais ressaltadas para abraçar mais o corpo e oferecer melhor ergonomia. O ajuste de altura do banco é opcional.

Espaço maior para as pernas
O novo Uno oferece ótimo espaço para as pernas do motorista e do carona ao lado. Ainda para os grandalhões existe uma boa novidade. É o trilho dos bancos dianteiros que está mais longo, e para aproveitá-lo basta tirar uma trava mecânica que fica presa ao trilho.

Porta objetos e malas
Fruto das pesquisas de opinião, o Uno agora tem disposto no painel, console central e na tampa interna do porta-malas de 11 a 14 porta objetos. As versões 1.4 trazem porta-óculos sobre a porta do motorista e console de teto (opcional nas 1.0) que possui um espelho de vigilância para, por exemplo, monitorar as crianças que ficam no banco traseiro. O porta-malas de 280 litros pode chegar a 290 litros, dependendo da posição do banco traseiro, que pode diminuir o ângulo de inclinação.

Acessórios
O novo Fiat Uno ainda tem disponível alguns acessórios que aumentam a segurança do carro como alarme, sensor de estacionamento, protetor de cárter (não precisa ser retirado na troca de óleo), faróis de neblina, calha de chuva, engate para reboque, protetores de soleira e tapetes de borracha e carpete.

Mais estável
A carroceria mais rígida aliada ao novo sistema de suspensão com bitolas mais largas que as do Palio, aumentou a segurança do novo Uno nas curvas. O capô foi projetado com deformação programada em caso de colisões frontais e os airbags dianteiros e cintos de segurança podem vir com pré-tensionador (opcionais em qualquer versão). 

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